Vice-governador Thiago Pampolha (Bangu) participa de conferência da ONU nos EUA

O ex-eputado estadual Thiago Pampolha, em seu terceiro mandato, reeleito por Bangu, apresentou agenda do Rio de Janeiro sobre gestão ambiental dos recursos hídricos

          Pampolha (ao centro, à direita): ‘Oportunidades como essa, que nos permitem mostrar ao mundo grandes avanços fluminenses, são fundamentais’

O vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, participou nesta quarta-feira (22/3) da abertura da Conferência da ONU sobre as Águas, em Nova York, nos EUA. A ocasião venceu o líder mundial para dar início às discussões sobre o tema, que seguirá até esta sexta-feira (24/3).

– O Estado do Rio de Janeiro está vivendo um novo momento, inclusive no cenário ambiental. Oportunidades como essa, que nos permitem mostrar ao mundo os grandes avanços fluminenses na agenda, são fundamentais – afirmou Pampolha.

No primeiro painel do dia, as autoridades abordam a rede global ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A associação de mais de 2.500 governos locais e regionais compromete-se com o desenvolvimento urbano sustentável e está ativa em mais de 130 países. Uma organização influencia as políticas de sustentabilidade e impulsionam a ação local para o desenvolvimento do baixo carbono, baseado na natureza, de forma equitativa, resiliente e circular.

Já no segundo painel, o assunto central foi a CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos , organização que atua em prol do desenvolvimento e fortalecimento do governo local.

Durante os painéis, o vice-governador apresentou as iniciativas de governança ambiental do Rio de Janeiro, os resultados do projeto de adesão e universalização do saneamento básico, ações de restauração florestal – como o Florestas do Amanhã – e as perspectivas estaduais para os próximos anos .

Pampolha destacou também o investimento do Estado em tornar o Rio de Janeiro uma metrópole azul, por meio de programas voltados para a economia do mar. Entre as iniciativas está o novo projeto da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade para a criação de um hub de blue tech de inovação no estado. O projeto busca conectar empresas a startups internacionais a fim de solucionar os desafios da economia azul no território fluminense, baseando-se em exemplos internacionais.

Postado em _Slider, Meio Ambiente